Compartilhe!

 Arquitetura ARM: melhorando a performance computacional


Estande da Arm em evento (imagem: divulgação/Arm)

 O que é a arquitetura ARM e como ela se compara com a arquitetura CISC?

A arquitetura ARM (Advanced RISC Machine) é uma família de arquiteturas de processadores baseada nos princípios RISC (Reduced Instruction Set Computing), que se caracteriza por usar um conjunto reduzido e otimizado de instruções. A arquitetura ARM foi desenvolvida pela empresa britânica ARM Holdings e é licenciada por diversas empresas de semicondutores, que implementam seus próprios modelos de processadores ARM.

A arquitetura CISC (Complex Instruction Set Computing) é um tipo de arquitetura de processadores que usa um conjunto complexo e variado de instruções. A arquitetura CISC é a mais comum nos PCs e servidores, sendo a x86 a mais conhecida e utilizada. A arquitetura CISC é desenvolvida por empresas como Intel e AMD, que fabricam seus próprios processadores CISC.

As principais diferenças entre as arquiteturas ARM e CISC são:


As instruções ARM são mais simples e rápidas de executar, pois geralmente ocupam um único ciclo de clock. As instruções CISC são mais complexas e demoradas de executar, pois podem ocupar vários ciclos de clock.
As instruções ARM têm um tamanho fixo de 32 bits, o que facilita o carregamento na memória e a decodificação pelo processador. As instruções CISC têm um tamanho variável, o que pode gerar mais sobrecarga na memória e no processador.
As instruções ARM são mais limitadas em termos de funcionalidade, pois realizam operações mais básicas. As instruções CISC são mais versáteis em termos de funcionalidade, pois realizam operações mais especializadas.
Os processadores ARM são mais eficientes em termos de consumo de energia e dissipação de calor, pois têm menos transistores e circuitos. Os processadores CISC são mais exigentes em termos de consumo de energia e dissipação de calor, pois têm mais transistores e circuitos.
Os processadores ARM são mais adequados para dispositivos móveis e embarcados, pois têm um desempenho satisfatório com um baixo custo e uma alta autonomia de bateria. Os processadores CISC são mais adequados para PCs e servidores, pois têm um desempenho superior com um alto custo e uma alta demanda de energia.

Quais são os equipamentos que utilizam a arquitetura ARM ?

A arquitetura ARM é amplamente utilizada em diversos equipamentos, principalmente em dispositivos móveis e embarcados. Alguns exemplos são:

Smartphones: a maioria dos smartphones usa processadores ARM, fabricados por empresas como Qualcomm, Apple, Samsung, MediaTek, Huawei, etc. Esses processadores são responsáveis por executar o sistema operacional e as aplicações do smartphone, como Android, iOS, câmera, GPS, etc.
Tablets: assim como os smartphones, os tablets também usam processadores ARM, fabricados pelas mesmas empresas. Esses processadores são responsáveis por executar o sistema operacional e as aplicações do tablet, como Android, iPadOS, jogos, vídeos, etc.
Smartwatches: os relógios inteligentes também usam processadores ARM, fabricados por empresas como Qualcomm, Apple, Samsung, Huawei, etc. Esses processadores são responsáveis por executar o sistema operacional e as aplicações do smartwatch, como Wear OS, watchOS, Tizen, saúde, fitness, etc.
Roteadores: os roteadores também usam processadores ARM, fabricados por empresas como Broadcom, Qualcomm, MediaTek, etc. Esses processadores são responsáveis por gerenciar o tráfego de dados na rede, como Wi-Fi, Ethernet, VPN, firewall, etc.
Impressoras: as impressoras também usam processadores ARM, fabricados por empresas como Samsung, Canon, HP, etc. Esses processadores são responsáveis por controlar as funções da impressora, como impressão, digitalização, cópia, fax, etc.
Teclados: os teclados também usam processadores ARM, fabricados por empresas como Logitech, Corsair, Razer, etc. Esses processadores são responsáveis por gerenciar as teclas, os LEDs, os macros, os perfis, etc.


Espero que este post tenha te ajudado a entender o que é a arquitetura ARM e como ela se compara com a arquitetura CISC. Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário. Obrigado pela leitura!

 

Fontes:

http://tecnoblog.net/

http://lb2.com.br/

http://wevolver.com/

http://palavranario.com/

 

Compartilhe »

Gostou? Comente!


Participe da nossa comunidade de discussões!
Deixe-nos um comentário!

    DISQUS
    Comentários Facebook


0 comentários:


Postar um comentário