O grafeno é um material que se apresenta como uma solução para o futuro. Este nome foi cunhado por Hanns-Peter Boehm como a combinação do nome grafite e o sufixo eno, em 1962. Desde então muitos pesquisadores passaram a estudar este material devido a suas propriedades físico-químicas extraordinárias. É o material de maior resistência já descoberto, é condutor de calor e eletricidade.
Em 2010, dois pesquisadores da Universidade de Manchester, Andre Geim e Konstantin Novoselov, receberam o Prêmio Nobel de Física por experiências inovadoras com o material.
O grafeno é uma folha plana de átomos de carbono em ligação sp2 densamente compactados e com espessura de apenas um átomo, reunidos em uma estrutura cristalina hexagonal. O grafite, de onde se conseguiu isolar o grafeno, é formado por várias folhas de grafeno arranjadas umas sobre as outras.
O grafeno possui uma característica muito importante: é abundante na natureza.
Suas principais propriedades são:
- Alta condutividade térmica e elétrica: a corrente elétrica o pode atravessar a uma velocidade tão grande que é necessário o uso da Teoria da Relatividade para estudar seu comportamento.
- Alta resistência física: maior que o material mais resistente conhecido hoje, o diamante.
- Transparente.
- Alta flexibilidade e dureza.
- Muito leve.
- Produz o menor efeito Joule que já se viu,quando atravessado por uma corrente elétrica.
Aplicações
São várias as aplicabilidades deste material, encorajadas por suas excelentes propriedades, dentre elas:
- Telas sensíveis ao toque mais resistentes, baratas e transparentes.
- Processadores mais rápidos devido ao menor efeito Joule e a sua alta condutividade térmica e elétrica, com desempenho até 25 vezes melhor.
- Baterias de alta durabilidade e maior velocidade de carga.
- Misturado ao cimento, poderia gerar materiais mais leves e resistentes para a construção civil.
- Câmeras fotográficas mais sensíveis, pois os sensores de grafeno poderiam captar imagens com maior qualidade na presença de pouca luz e consumindo 10 vezes menos energia.
- Fibras óticas de grafeno poderiam revolucionar a transmissão de dados com alto desempenho, podendo atingir uma velocidade de fluxo de dados superior a cem vezes a velocidade das atuais fibras.
- Os painéis solares atuais tornariam-se obsoletos, pois este material pode captar melhor a energia solar e transformá-la em energia elétrica com maior eficiência.
- Na medicina o grafeno poderia auxiliar no tratamento doa câncer, permitindo eliminar apenas as células afetadas, sem atingir as células sadias, propiciando um tratamento menos agressivo ao paciente.
- Devido a suas propriedades elétricas, leveza, transparência e várias outras existe a possibilidade de implantes oculares de grafeno em pacientes com problemas na retina.
- Outra propriedade comprovada na Universidade de Manchester é a capacidade do grafeno de se autorregenerar. Isso poderia abrir possibilidades para implantes autorregenerativos.
- Trajes especiais que pudessem evitar que nos cortassem, cordas mais resistentes para raquetes de tênis ou materiais mais resistentes para tacos de golfe.
Reportagem da Globo News
0 comentários:
Postar um comentário