O que é a Deep Web (DW)
A internet "oculta" que não conhecemos
Leia também :
Podemos comparar nossa web à parte não submersa de um iceberg.
Mas qual teria sido o motivo do surgimento dessa web oculta, chamada também de Dark Web, Web Profunda, Web Invisível, Deepnet, Undernet.
Um dos motivos seria o alto apelo comercial que a nossa web tem. Grandes corporações a utilizam para vender seus produtos e serviços. Uma verdadeira vitrine virtual.
A proposta da DW na verdade não está ligada à comercialização de produtos ou serviços como conhecemos. Nesta grande área da Internet encontramos coisas boas e coisas muitas vezes inesperadas. Podemos encontrar sites de pedofilia, mercados negros diversos, contratação de assassinos de aluguel, sites onde são armazenados segredos governamentais, etc.
O conteúdo da DW não está indexado por nenhum mecanismo de busca conhecido comercialmente. A forma em que os sites se apresentam também é bastante variada. Pode-se encontrar:
- conteúdo dinâmico: páginas dinâmicas produzidas por requisições a formulários.
- conteúdo isolado: páginas que não se ligam a outras páginas.
- páginas privadas: sites só acessíveis via login e senha.
- páginas contextuais: cujo conteúdo varia de acordo com características de quem acessa: IP do internauta, comportamento na navegação anterior.
- conteúdo de acesso limitado: acesso limitado por meio de captchas ou outros recursos.
- conteúdo de scripts: páginas acessíveis apenas por links gerados por Javascript, assim como aplicações Flash ou Ajax.
- conteúdo não-HTML/texto: conteúdo textual codificado em arquivos multimídia ou formatos de arquivos específicos que não podem ser manipulados pelos motores de busca.
- conteúdo que utiliza o protocolo gopher ou hospedado em servidores ftp. Isso as faz escapar da indexação do Google que só indexa páginas http ou https.
A DW também está dividida em níveis. Cada nível possui acesso mais complexo e possui páginas criptografadas. Estima-se que o WikiLeaks tenha obtido documentos secretos do Governo Americano em seu sétimo nível.
0 comentários:
Postar um comentário